Publicado em 18 de Julho de 2019 às 15:59 em: Exames
Planejar a gravidez é uma etapa importante para quem pretende ter filhos.Desta forma, é possível tomar cuidados desde a gestação para que a criança tenha um futuro saudável. A fim de prevenir doenças raras e problemas hereditários, muitos casais procuram um aconselhamento genético pré-natal, que tem o objetivo de avaliar os riscos genéticos que possam afetar a gravidez ou a saúde da criança.
A indicação dos exames é feita por um geneticista, que se baseia no histórico de saúde familiar do casal, além do seu estilo de vida.“A consulta dura cerca de 40 a 60 minutos, ou o tempo necessário para que todas as dúvidas dos pacientes sejam sanadas. Com a realização dos testes, é possível confirmar, diagnosticar ou manejar alguma suspeita de anomalia genética”, destaca o médico imunologista Dr. João Bosco Oliveira Filho, diretor executivo da Genomika Diagnósticos.
Com os resultados em mãos, é possível promover um tratamento mais adequado aos pacientes, além de acompanhamento psicológico antes e depois do nascimento da criança.Esses exames são feitos, muitas vezes, de forma não invasiva, oferecendo o mínimo de risco para a gestante e para o bebê.
O aconselhamento genético é indicado para casais cujo algum deles possua, ou já tenham filhos, ou algum parente próximo, com doenças genéticas herdadas, como síndromes raras ou cardiopatias graves. Mulheres com casos de abortos repetidos e casais consanguíneos, como primos de primeiro grau, também podem fazer a investigação.
Seja qual for a queixa, o geneticista vai indicar os testes adequados para cada caso, e na Genomika os pacientes têm à disposição mais de 500 exames e testes, além da garantia de precisão e segurança. Saiba mais sobre nossos exames no site: https://www.genomika.com.br/exames-geral/