Publicado em 22 de Agosto de 2018 às 08:07 em: Notícias
O lançamento do primeiro Centro de Medicina Personalizada da América Latina aconteceu no dia 14 de agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O centro, que começa a funcionar nas instalações do Einstein, reúne laboratório genético, centro de aconselhamento genético e diversas especialidades clínicas em um só lugar. No evento, o médico e CEO da Genomika Diagnósticos, João Bosco Oliveira, apresentou a novidade para importantes nomes da área médica.
O objetivo do Centro de Medicina Personalizada Genomika Einstein, segundo Bosco, é usar a genética para melhorar a precisão do diagnóstico de doenças graves e complexas, além de guiar um plano de prevenção mais assertivo e individualizar a abordagem com cada paciente. “O centro possibilita um grau ainda maior de personalização no tratamento e prevenção de doenças”, explica. Por exemplo, a inovação permite direcionar melhor um tratamento de câncer através do estudo genético do tumor, indicando o medicamento mais eficaz para cada caso.
No centro também são oferecidos aconselhamento e testes genéticos adequados à prevenção ou tratamento de doenças – especialmente oncológicas. “A genética faz a diferença”, pontua Bosco. E acrescenta: “É muito gratificante conseguir oferecer esse serviço completo à população de maneira pioneira. Afinal, não estamos trabalhando na ideia há dois dias. São dois anos de planejamento, portanto, é muito emocionante ver o produto final com tanto apoio”.
Além de melhorar a assistência aos pacientes e permitir que organizem suas vidas em um único espaço, o plano de execução do centro também prevê um programa de educação médica e pesquisa. Para a primeira, a grade de temas será divulgado posteriormente e as aulas terão o intuito de atualizar os médicos de maneira progressiva sobre o assunto novo. Os encontros acontecerão nas unidades do Hospital Albert Einstein no bairro do Morumbi e na Avenida Paulista, em São Paulo; e através de transmissão via web. A primeira aula tem previsão para acontecer no início de outubro. Para o programa de pesquisa, Bosco afirma que o propósito do centro também é fomentar pesquisas e contribuir para os estudos científicos que poderão abrir portas para novas descobertas.