Publicado em 21 de Setembro de 2021 às 07:21 em: Exames
A data 21 de setembro é marcada pelo Dia Mundial de Conscientização da Pessoa com Alzheimer. Além de reforçar as necessidades dos pacientes que são acometidos com a doença, o dia alerta a população a respeito dos sinais que podem indicar a possibilidade de um diagnóstico precoce.
O Alzheimer é uma doença degenerativa que provoca um declínio irreversível de algumas funções cerebrais, prejudicando a capacidade cognitiva e comportamental do paciente. “Os sintomas da fase inicial da doença são muito sutis. Pequenos lapsos de memória, desorientação de espaço e tempo, dificuldade em nomear objetos do cotidiano, além de mudanças no humor e isolamento social podem acender o alerta vermelho”, explica o médico imunologista e geneticista do laboratório Genomika Einstein, João Bosco Oliveira. Quando o problema é diagnosticado cedo, é possível atrasar o seu avanço e utilizar medicamentos que diminuem a gravidade dos sintomas.
“Nem todo caso de surgimento do Alzheimer é genético, porém, quando existe registro de ocorrência na família, é possível que a transferência de um gene específico aumente o risco da doença aparecer”, pontua João Bosco. Alguns testes, como o Painel NGS para doença de Alzheimer, oferecido pela Genomika Einstein, podem identificar se existem chances da ocorrência do problema, o que permite uma postura diferente do paciente e seu médico diante do risco. De maneira preventiva, algumas medidas podem ser tomadas para atrasar os sintomas da doença, como a adoção de práticas saudáveis, exercícios, alimentação e até mesmo ingestão de medicamentos específicos com acompanhamento médico.
Sobre a Genomika – A Genomika Einstein é um laboratório que realiza testes inovadores de sequenciamento genético. Um dos pioneiros do Brasil a trazer a tecnologia de sequenciamento de segunda geração para o diagnóstico clínico de doenças raras e hereditárias, oncologia, medicina fetal e reprodutiva e farmacogenética, o laboratório conta com uma equipe de especialistas nas diversas áreas de biologia molecular, citogenética e bioinformática. Possui mais de 700 testes genéticos no portfólio e atua com diversos planos de saúde. Com sede no Recife e unidade própria em São Paulo e Porto Alegre, a Genomika Einstein atua de forma cooperada com parceiros em outros Estados e uma rede extensa de logística, coletando amostras em diversas cidades. Em 2015, firmou parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein para aumentar a oferta de testes genéticos no Brasil e a partir dessa parceria, em 2018 lançou o Centro de Medicina Personalizada, que permite o tratamento ainda mais individualizado para os pacientes.
Mais informações no site: https://www.genomika.com.br/