Publicado em 4 de Dezembro de 2015 às 10:54 em: Institucional Notícias
Dezembro de 2015 – Para ampliar o acesso no Brasil a testes de sequenciamento genético utilizando tecnologia de segunda geração, o Hospital Israelita Albert Einstein firmou uma parceria com o laboratório Genomika Diagnósticos. A escolha fez parte da iniciativa do Einstein que, em seu primeiro ano, analisou centenas de startups da área de saúde para criar parcerias visando a melhoria da assistência à saúde no país. A Genomika, com sede em Recife, foi escolhida por desenvolver tecnologias de ponta para a realização de exames genéticos com foco no diagnóstico clínico. A parceria tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento do know-how brasileiro e desenvolver tecnologia de ponta na área de diagnóstico genético, equiparando-o aos melhores centros internacionais.
Com a parceria, a Genomika passa a ter acesso a vários fóruns da comunidade médica do Einstein para disseminar o conhecimento, a aplicação e a ampliação do portfólio de testes genéticos. O conselho técnico-científico e de qualidade do laboratório terá a participação do Einstein nas decisões de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, assim como na melhoria constante dos seus processos internos.
“Desde que o nosso laboratório entrou em operação há dois anos, buscamos inovar e elevar o padrão de qualidade dos testes genéticos por meio das técnicas mais avançadas de diagnóstico. Ser um parceiro do Einstein é um privilégio e uma grande conquista para a nossa história, que está se iniciando”, afirma João Bosco Oliveira Filho, diretor-executivo presidente, responsável técnico e cofundador da Genomika.
Segundo Claudio Lottenberg, presidente do Einstein, “o Einstein sempre apoiou iniciativas inovadoras e por esse motivo, abre suas portas para o diálogo com startups da área de saúde, provendo aconselhamento e orientação, assim como acesso ao seu conhecimento científico e tecnológico. Estamos muito contentes em apoiar a Genomika, uma empresa jovem, com grande potencial criativo e inovador, seriedade e compromisso com a qualidade”.
Sobre a Genomika Diagnósticos
A Genomika Diagnóstico é uma startup com dois anos de existência, com sede no polo médico do Recife. O laboratório realiza testes inovadores de sequenciamento genético no Brasil utilizando tecnologia de segunda geração. Possui mais de 350 testes genéticos no portfólio e já atua com diversos planos e operadoras de saúde e em parceria com vários laboratórios nacionais e internacionais de grande porte, como Novartis, Merck, Roche, entre outros.
A Genomika possui como cofundador e investidor o Grupo IKEWAI, holding de investimentos criada no Porto Digital há quatro anos pelos sócios Sílvio Meira, Teco Sodré e Sérgio Cavalcanti. Teco Sodré, CEO do Grupo IKEWAI também atua como diretor de planejamento e gestão da companhia desde a sua fundação, conjuntamente com o empreendedor líder, o médico João Bosco Oliveira Filho e agora passa a ter o Einstein em seu conselho gestor.
A Genomika emprega mais de 20 profissionais e planeja abrir unidades de atendimento em mais cinco cidades no Brasil em um ano. “O nosso objetivo é atuar nas principais regiões metropolitanas em três anos e ter mais de 100 profissionais empregados”, afirma Teco Sodré. O médico João Bosco Oliveira Filho tem mais de 10 anos de experiência em genética e imunologia, com especialização e pós-doutorado em imunologia clínica e laboratorial pelo National Institutes of Health (NIH), dos EUA, doutorado em Patologia Clínica pela Universidade de São Paulo e tem Ph.D. em Imunologia Experimental pela Universidade de Amsterdã. Oliveira Filho passou sete anos nos EUA, onde cochefiou o serviço de imunologia e genética do Departamento de Medicina Laboratorial no Centro Clínico do NIH. Possui dezenas de publicações em revistas internacionais de alto impacto, tendo descoberto novas doenças do sistema imune usando sequenciamento de larga escala e outras ferramentas de investigação genética. Atualmente é membro do corpo editorial do Journal of Clinical Immunology, periódico oficial da Sociedade de Imunologia Clínica dos EUA, e revisor de periódicos como Blood, Human Mutation, Clinical Genetics e Journal of Allergy and Clinical Immunology, entre outros.
Sobre a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein
Aos 60 anos, o Einstein, uma sociedade civil sem fins lucrativos, consolida-se como um sistema de saúde integrado, oferecendo serviços de qualidade em todas as frentes de atuação na área da saúde, desde promoção, prevenção e diagnóstico, até tratamento e reabilitação. Com investimentos importantes em pesquisa, treinamento e apoio à melhoria do sistema público de saúde, a atuação do Einstein mantém vivos os preceitos que o orientaram desde a fundação. O Einstein possui dezenas de certificações nacionais e internacionais que atestam a qualidade dos serviços, com destaque para a da Joint Commission International, outorgada de forma pioneira em 1999 a uma organização de fora dos Estados Unidos ou Europa. As frentes de atuação do Einstein contemplam, ainda, a oferta de cursos técnicos, de graduação em Enfermagem e Medicina e pós-graduação lato e stricto sensu, além de pesquisa científica e consultoria e treinamento para instituições de saúde públicas e privadas. O Einstein também atua em parcerias com poder público administrando aparelhos de saúde para a Prefeitura do Município de São Paulo, além de desenvolver projetos para o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).