Publicado em 18 de Julho de 2019 às 16:01 em: Exames
A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu o dia 8 de julho como o Dia Mundial da Alergia, com o intuito de alertar as pessoas sobre a importância do assunto. No Brasil, o clima desta época do ano, com temperaturas mais amenas, favorece o aparecimento de alergia, sobretudo as respiratórias. Entretanto, as alergias também podem se manifestar na pele ou no sistema digestivo.
As alergias ocorrem quando o organismo responde de uma maneira inesperada a alguma substância externa, como elementos do ar, alimentos ou medicamentos. A gravidade varia de indivíduo para indivíduo, podendo se manifestar como uma irritação pequena ou até mesmo como anafilaxia, que pode ser fatal. As alergias afetam pessoas de qualquer idade e podem interferir de forma significativa no dia a dia.
Caso haja suspeita de algum problema alérgico, o indicado é realizar exames para que o paciente possa realizar o tratamento adequado. De acordo com o diretor executivo da Genomika Diagnósticos, Dr. João Bosco Oliveira Filho, cada tipo de alergia tem um teste específico e por este motivo, é necessário passar por uma avaliação médica prévia à realização dos testes. “Os exames precisam ser feitos por profissionais especializados e a partir dos resultados, é possível conhecer os agentes causadores exatos do problema, desta forma, o médico pode orientar o tratamento correto”, explica o médico imunologista.
O exame ISAC - Microarray de Alergias, oferecido pela Genomika, é uma ferramenta útil e complementar, especialmente para casos de alergia mais complexos, de difícil identificação ou com resposta insatisfatória aos tratamentos. O exame pode ajudar a identificar as possíveis causas, uma vez que testa, simultaneamente, até 51 tipos de componentes alergênicos. Saiba mais em nosso site: https://www.genomika.com.br/exames/708886/