Publicado em 21 de Novembro de 2019 às 10:22 em: Exames
A campanha Novembro Azul, que se estende durante todo o mês, serve para lembrar que cuidar da saúde também é coisa de homem. Marcado por diversas ações, o movimento chama atenção para a conscientização sobre o câncer de próstata. De acordo com dados do Ministério da Saúde, é o segundo câncer que mais mata homens, chegando a mais de 15 mil óbitos por ano.
O câncer de próstata se caracteriza pelo aparecimento de um tumor que afeta a próstata, uma glândula presente somente nos homens, que se encontra na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, e está logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Os sintomas aparecem lentamente e em alguns casos não chega nem a dar sinais durante a vida, ou ameaçar a saúde do homem. No entanto, há casos em que o tumor cresce e se espalha rapidamente, levando à morte. As causas da doença estão ligadas a muitos fatores, dentre eles, o genético, por isso, aos que têm casos de câncer de próstata na família o alerta precisa ser maior. Pacientes que o pai ou irmãos tiveram a doença antes dos 60 anos têm um risco de 3 a 10 vezes maior do que os homens sem histórico familiar.
Exames genéticos hoje em dia estão bem mais acessíveis, podendo ser realizados em laboratórios de genética clínica, como o Genomika Diagnósticos. Um dos exames que podem detectar os riscos para a doença é o Painel NGS Multicâncer Total. “Esse teste avalia 145 genes associados a diversos tipos de câncer, como próstata, mama, intestino, endométrio, entre outros. A partir dos resultados, o paciente, em conjunto com seu médico, pode planejar o melhor programa de prevenção para a doença, com dados personalizados baseados na sua constituição genética”, explica João Bosco Oliveira, médico imunologista e geneticista, sócio-fundador da Genomika Diagnósticos.
Para o paciente, o processo de coleta para a realização do sequenciamento genético, etapa presente em todos esses exames, é simples. É realizada uma coleta da amostra, que pode ser de sangue ou saliva. Com isso, ela é processada no laboratório, onde é realizada a extração do DNA que está presente nas células.
Saiba mais sobre o exame em: https://www.genomika.com.br/exames/MULTI-CA/