Publicado em 28 de Outubro de 2019 às 14:13 em: Exames
O câncer de mama é o segundo mais comum no Brasil e o que mais ocasiona mortes por câncer entre mulheres. Enquanto a grande maioria dos casos da doença são esporádicos, ou seja, surgem em mulheres sem história familiar prévia, uma porcentagem corresponde a fatores hereditários, causados por alterações genéticas herdadas.
Boa parte desses cânceres de mama hereditários acontecem por conta de mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, o risco de desenvolver estes tumores ao longo da vida é muito maior, algo em torno de 60 e 40%, para câncer de mama e ovário, respectivamente, além disso, várias gerações familiares podem ser afetadas. Ainda mais, quando as mulheres possuem essa mutação, muitas vezes desenvolvem o câncer de mama em idade precoce, apresentando maior risco para o desenvolvimento subsequente. Homens com estas mutações também têm um risco aumentado de câncer de próstata e, ambos os sexos, apresentam também risco aumento de câncer de pâncreas, melanoma e algumas outras neoplasias.
O “Sequenciamento dos Genes BRCA1 e BRCA2” é um exame realizado de forma simples que pode identificar os portadores desse risco genético. “Ao realizar um teste genético, é possível identificar se existe uma mutação dos genes associados a este tipo de câncer, como o BRCA1 e BRCA2. Ao verificar esta alteração e a existência do risco, pode-se estabelecer um plano de vigilância, diferente do adotado pela população normal, no qual a mulher irá realizar anualmente ressonâncias magnéticas e mamografias desde idade precoce”, explica João Bosco Oliveira, médico imunologista e geneticista, sócio-fundador da Genomika Diagnósticos. A detecção precoce da doença permite um tratamento menos agressivo e menor chance de morte.
O acesso a esse exame, hoje em dia, é facilitado. Com a regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar de 2013, os testes de sequenciamento dos genes BRCA1 e BRCA2 passaram a integrar o rol de exames genéticos cobertos integralmente pelos planos de saúde. A realização do exame também é simples, basta que seja recolhida uma amostra de DNA, que pode ser de sangue ou saliva, para ser analisada em laboratório.
Saiba mais sobre o exame acessando: https://www.genomika.com.br/exames/708890/