Publicado em 26 de Julho de 2020 às 10:16 em: Exames
No dia 26 de julho é celebrado o Dia dos Avós e quem ainda tem eles por perto, sabe o quanto isso é bom. Mas, a data também nos lembra que é importante prestar atenção à saúde dos idosos de forma redobrada, já que a idade pode ser um fator de risco para diversas doenças, incluindo vários tipos de câncer. O Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima que quem tem mais de 65 anos é 11 vezes mais propenso a desenvolver uma doença cancerígena do que pessoas com idade inferior. Além disso, algumas doenças desenvolvidas pelos mais velhos também podem servir de alerta para os mais jovens.
Homens e mulheres podem transmitir mutações para seus filhos. Se um determinado indivíduo carrega uma mutação, há 50% de chances de seus descendentes terem a mesma mutação. Um teste genético permite que você identifique se possui uma alteração genética em um dos genes associados a um tipo de câncer.
Dentre diversos exames disponíveis no catálogo da Genomika Einstein, está o Painel NGS Risco Hereditário de Câncer, que analisa 44 genes que podem indicar a predisposição do paciente a desenvolver certos tipos de cânceres em algum momento de vida. O exame não apenas pode beneficiar aqueles que tiveram uma alteração genética detectada, mas pode auxiliar também no aconselhamento genético familiar.
João Bosco, médico imunologista, sócio-fundador da Genomika Einstein fala da importância de descobrir alterações genéticas e quaisquer predisposições a câncer desde cedo. "Mutações nos genes cobertos pelo Painel NGS Risco Hereditário de Câncer não são comuns, mas, quando detectadas, aumentam as chances de ocorrência de um câncer", explica o médico. "A descoberta precoce de tais alterações possibilita o início de um programa de prevenção adequado ao seu risco, diferente da população geral", completa João Bosco.
Para o paciente, o processo de coleta para a realização do sequenciamento genético, etapa presente em todos esses exames, é simples. É realizada uma coleta da amostra, que pode ser de sangue ou saliva. Com isso, ela é processada no laboratório, onde é realizada a extração do DNA que está presente nas células.
Saiba mais sobre o exame em: https://www.genomika.com.br/exames/708890/