Publicado em 30 de Novembro de 2019 às 10:25 em: Exames
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais afeta homens no Brasil, com quase 70 mil casos registrados por ano, segundo dados do Ministério da Saúde. No entanto, apesar da doença ser bastante comum muitos homens preferem não tocar no assunto, seja por medo, desconhecimento e até mesmo preconceito. Ainda de acordo com o levantamento, a saúde acaba ficando em segundo plano para muitos deles, já que mais de 1/3 dos homens brasileiros afirmaram não procurar serviços de saúde anualmente para checar se está tudo em dia.
A causa exata da maioria dos cânceres de próstata é desconhecida, no entanto, alterações genéticas são responsáveis por 5% a 10% dos casos. Homens com mutações nos genes BRCA1 ou BRCA2 podem ter risco aumentado para o câncer de próstata. Nas mulheres, as alterações nesses genes causam câncer de mama ou no ovário.
Testes genéticos são recomendados para a detecção precoce do câncer de próstata por causas genéticas, como explica o médico imunologista e geneticista, sócio-fundador da Genomika Diagnósticos, João Bosco Oliveira. “Ao realizar um teste genético, é possível identificar se existe uma mutação dos genes associados a este tipo de câncer, como o BRCA1 e BRCA2. Ao verificar esta alteração e a existência do risco, pode-se estabelecer um plano de vigilância, diferente do adotado pela população normal”. Ele ainda atenta para o fato de que a detecção precoce da doença permite um tratamento menos agressivo, além de menores chances de morte.
O Sequenciamento dos Genes BRCA1 e BRCA2 é um exame realizado de forma simples que pode identificar os portadores desse risco genético. O acesso a esse teste, hoje em dia, é facilitado. Com a regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar de 2013, os testes de sequenciamento dos genes BRCA1 e BRCA2 passaram a integrar o rol de exames genéticos cobertos integralmente pelos planos de saúde.
A realização do exame também é simples, basta que seja recolhida uma amostra de DNA, que pode ser de sangue ou saliva, para ser analisada em laboratório.
Saiba mais sobre o exame acessando: https://www.genomika.com.br/exames/706530/