Publicado em 22 de Dezembro de 2020 às 09:08 em: Exames
Inaugurado em 2018, o Centro de Medicina Personalizada Genomika Einstein funciona em São Paulo, no Hospital Albert Einstein, e lá são empregadas tecnologias genéticas e genômicas que possibilitam um grau ainda maior de personalização do tratamento ou prevenção de doenças. Toda tecnologia é aplicada em prol da saúde e bem-estar do paciente.
O Centro é formado por um laboratório genético de ponta, um centro de aconselhamento genético e diversas especialidades clínicas, com geneticistas para atender os pacientes e interpretar testes genéticos. “Ele possibilita um grau ainda maior de personalização no tratamento e prevenção de doenças”, explica o médico imunologista e geneticista, sócio-fundador da Genomika Einstein, João Bosco Oliveira.
O uso da genética aplicada no Centro pode ajudar na precisão de diagnósticos e tratamentos de diversas doenças, como por exemplo, a detecção da origem de malformações congênitas, apresentadas antes mesmo do nascimento e descoberta de doenças raras, como a Distrofia muscular de Duchenne. Esse tipo de exame também pode ampliar as chances de sucesso de uma fertilização in vitro ou chance de risco aumentado de desenvolver câncer. A genética ajuda ainda no tratamento de doenças e pode até identificar qual o medicamento mais eficiente para determinado tipo de tumor.
São mais de 500 tipos diferentes de exames genéticos oferecidos, alguns deles possuem cobertura obrigatória por planos de saúde. Todo paciente que deseja fazer exames genéticos ou aconselhamento genético pode ser atendido no Centro de Medicina Personalizada Genomika Einstein. Os testes costumam ser feitos utilizando amostras de sangue ou saliva e os resultados são entregues com prazos que variam entre 3 e 60 dias.