Publicado em 20 de Dezembro de 2019 às 17:08 em: Exames
O mês de dezembro é marcado pela campanha Dezembro Laranja, iniciativa que visa conscientizar a população sobre a prevenção contra o câncer de pele, um dos tipos de câncer mais comuns no Brasil. No país, são diagnosticados 180 mil casos da doença por ano, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). E ainda segundo o Inca, um entre cada quatro casos de câncer diagnosticados se originam na pele ou nas mucosas.
O câncer de pele é caracterizado pelo crescimento anormal de células que compõem a pele. A doença costuma aparecer em forma de manchas irregulares ásperas ou como pequenas feridas que sangram e não cicatrizam. Quase sempre se localiza em áreas como o rosto, orelhas, ombros, mas podem surgir em qualquer local. A doença é mais frequente em pessoas adultas brancas e pode ser dividida em dois grupos principais: os não-melanomas e os melanomas. O primeiro é o tipo mais comum e também o que representa menos mortalidade, já o segundo é mais grave e tem alta possibilidade de provocar metástase.
A causa da doença ainda não é totalmente conhecida, mas a exposição a raios solares pode ser bastante prejudicial e no verão, deve-se tomar cuidado redobrado com a pele. Além de fatores externos, a predisposição genética também está relacionada como um dos fatores para o desenvolvimento do câncer. Por este motivo, a genética clínica pode ser uma grande aliada no tratamento.
“Ao realizar um teste genético, é possível identificar se existe uma mutação dos genes associados a este tipo de câncer. Ao verificar esta alteração e a existência do risco, pode-se estabelecer um plano de vigilância, diferente do adotado pela população normal”, explica o médico imunologista e geneticista João Bosco Oliveira, sócio-fundador da Genomika Diagnósticos. Ele também alerta para o fato de que a detecção precoce da doença permite um tratamento menos agressivo e menor chance de morte.
O Painel NGS para Câncer de Pele e Melanoma com CNV é o exame indicado para a investigação da doença. O teste avalia 20 genes e o processo de coleta é simples, pegando apenas uma amostra de sangue ou saliva do paciente. Com isso, a amostra é processada em laboratório e o resultado é entregue em até 28 dias corridos.
Saiba mais sobre o exame acessando o link: www.genomika.com.br/exames/PELEMELANO