Publicado em 15 de Outubro de 2019 às 17:33 em: Institucional
Desde setembro operando em soft open em Porto Alegre, a Genomika escolheu o outubro Rosa para lançar, oficialmente, a mais nova unidade.
Fundada em 2013, no Recife, a então startup Genomika Diagnósticos, um dos laboratórios pioneiros na área de genética, colocou Pernambuco como destaque no mapa da genética clínica. Em 2015, a Genomika abriu filial em São Paulo através de parceria com o Hospital Albert Einstein. A escolha fez parte da iniciativa do Einstein, que analisou centenas de startups da área de saúde para criar parcerias visando à melhoria da assistência à saúde no país. Assim, foi selecionada por desenvolver tecnologias de ponta para a realização de exames genéticos com foco no diagnóstico clínico. Até o final de 2019, ainda será inaugurada uma unidade em Brasília.
“Com a abertura dos novos laboratórios em 2019, a expectativa é que seja ampliado em mais de mil o número de exames e pacientes atendidos pela Genomika. As novas unidades serão pontos de coletas, que vão operar no recolhimento de materiais para análise médica ampliando assim nosso alcance em todo o Brasil e facilitando o atendimento aos pacientes”, revela o médico, diretor executivo e fundador da Genomika, Dr. João Bosco Oliveira.
Inspirado nas empresas americanas especializadas em sequenciamento genético, o Dr. João Bosco Oliveira passou sete anos debruçado sobre o tema nos Estados Unidos, onde chefiou o departamento de genética e imunologia do Instituto Nacional de Saúde, em Washington, órgão de pesquisa ligado ao governo americano. “A grande barreira de entrada nesse segmento não é o capital. É o conhecimento”, diz Oliveira. Com foco em testes nas áreas de oncologia e de identificação de doenças raras, a Genomika emprega alta tecnologia para fazer sequenciamento genético e ajudar pessoas em todos os cantos do território nacional.
Uma destas tecnologias é o software Varstation, próprio de bioinformática para processamento e análise de exames genéticos de Nova Geração, que foi criado e desenvolvido pela equipe da Genomika. Ele fomenta o crescimento da medicina de precisão e o desenvolvimento científico na área da Genética, o que possibilita que profissionais, laboratórios clínicos, hospitais e centros de pesquisa gerenciem dados genéticos complexos e forneçam resultados cada vez mais precisos para o diagnóstico e o tratamento de pacientes.