Publicado em 3 de Julho de 2017 às 15:27 em: Institucional Notícias
No mês de junho, aconteceu em Foz do Iguaçu, no Paraná, a 15ª edição do Saúde Business Fórum, evento que reúne os maiores líderes da saúde brasileira. Durante quatro dias, diversos painéis debateram temas relevantes com a presença de executivos de todo país, que atualizaram seus conhecimentos, ampliaram seus relacionamentos e aproveitaram as oportunidades de negócios.
Neste ano, o fórum teve como tema o “Valued-Based Healthcare”, proposta que acredita ser dever das instituições fornecer valor ao paciente e não apenas se ater à redução de custos, conveniência ou outros serviços diferenciados. Esse valor teria influência direta com o resultado obtido nos tratamentos. Para contribuir com a discussão do assunto, o Dr. João Bosco Oliveira, diretor executivo da Genomika Diagnósticos, foi um dos convidados do evento e realizou uma palestra sobre como a genética pode melhorar a qualidade de assistência ao paciente.
Apresentando “O papel da genômica na criação de valor”, Dr. Bosco explicou como a genética pode beneficiar a prática do valued-based healthcare. Conforme a bioinformática se desenvolve, a genética passa a ser adotada em um nível cada vez mais amplo, integrando tratamentos básicos em diversas áreas terapêuticas. No Brasil, após a ANS ampliar a cobertura obrigatória dos planos de saúde para 29 doenças genéticas, já é possível verificar o crescimento e a importância desse tipo de teste. A medicina de precisão pode ser aplicada tanto no tratamento quanto na prevenção de diversos tipos de câncer. Isso se dá devido à aplicação de terapias-alvo em tumores específicos.
Durante a palestra, o Dr. Bosco tratou a respeito do OncoScreen, exame genético realizado nos laboratórios da Genomika que permite ser possível optar por uma terapia personalizada contra o câncer. O teste avalia o DNA e o RNA do tumor, identificando fusões genéticas, alterações nas sequências das bases de DNA e no número de cópias de 52 genes diferentes. O resultado do exame torna mais fácil identificar as drogas mais eficientes para combater o tumor, dando mais precisão ao tratamento, tornando-o mais seguro e mais rápido. Benefícios como esses são de grande importância na busca por um tratamento baseado em fornecer valor ao paciente.
Além da identificação do melhor tratamento, a medicina de precisão também é capaz de trazer ao paciente informações valiosas, como o risco hereditário de câncer, através da medicina preventiva personalizada, e atuar na identificação de doenças raras. A palestra do Dr. Bosco abordou ainda o sequenciamento do exoma e as perspectivas, iniciativas e novidades sobre o tema ao redor do mundo.
A genética tem papel central na medicina de precisão, com grandes avanços nas áreas de oncologia e de doenças raras. Com mais de 1 milhão de indivíduos sendo sequenciados, temos a aplicação em massa da genética e, também por conta disso, ela deve ser parte integral dos modelos de Valued-Based Healthcare.