Publicado em 23 de Agosto de 2017 às 10:48 em: Institucional Notícias
No último dia 11 de agosto, teve fim a etapa final do Cesar Summer Job, uma iniciativa do CESAR (Centro de Estudos de Sistemas Avançados do Recife) que selecionou jovens estudantes para uma experiência empolgante. Tendo como patrocinador a Genomika Diagnósticos, o programa exigia que os participantes encarassem um desafio e, no período de seis semanas, indicassem as possíveis soluções para os problemas encontrados.
Durante os meses de julho e agosto, os jovens estudaram e analisaram o problema de escala e entrega de exames genéticos enfrentados pela Genomika, contando com a mentoria de profissionais especializados. No fim do programa, o resultado foi bastante positivo. A partir de uma experiência multidisciplinar, os alunos de diferentes estados do Brasil – e até dos Estados Unidos – apresentaram um projeto e um protótipo, indicando uma solução pensada juntamente com a equipe do programa de gestão de coleta de exames de pacientes.
Marcel Caraciolo, CTO da Genomika, foi um dos mentores do projeto e ressaltou o resultado do trabalho alcançado. “A experiência foi muito gratificante para ambos. Pudemos expor um problema prático em nosso laboratório e, com trabalho em conjunto com o grupo de estudantes, mentores da Genomika e os profissionais mentores do Cesar, pudemos chegar a uma solução prestes a ser disponibilizada no mercado. A interação e imersão dos alunos dentro do CESAR e na Genomika permitiram que, em seis semanas, construíssemos do zero uma primeira versão do produto testada por médicos parceiros e especialistas da Genomika.”
O objetivo do Cesar Summer Job é oferecer experiência prática aos alunos, identificar talentos e proporcionar um ambiente de experimentação rápida para empresas patrocinadoras.