Publicado em 28 de Maio de 2020 às 15:57 em: Exames
Atualmente, estão sendo realizadas diversas pesquisas para entender quais são os impactos do novo coronavírus em mulheres gestantes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as informações e aconselhamentos para esse grupo de pessoas continuará a ser revisado e atualizado assim que novas evidências estejam disponíveis. Mesmo não havendo estudos suficientes, o Ministério da Saúde incluiu as grávidas e puérperas no grupo de risco para a doença.
No período gestacional, o corpo sofre diversas alterações hormonais e imunológicas, por isso, é importante que as mulheres grávidas tenham atenção redobrada com a proteção. As medidas são as mesmas que devem ser tomadas pela população em geral: lavar as mãos com frequência e da forma correta, distanciamento social, usar máscara, evitar tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos sujas. Os sintomas leves podem ser tratados em casa, já os casos mais graves, que apresentarem febre persistente e dificuldade para respirar, devem procurar atendimento médico o mais rápido possível.
Ainda no mês de abril, a Genomika Einstein, laboratório especializado em testes genéticos e imunológicos, passou a compor os esforços do Estado de Pernambuco para ampliar a realização de exames da Covid-19. O laboratório está realizando dois tipos de testes, o RT-PCR e o Sorológico IgG/IgM.
O primeiro é recomendado para indivíduos com sintomas compatíveis com Covid-19. Pode ser feito a partir do primeiro dia dos sintomas. “O PCR em Tempo Real para coronavírus é considerado o padrão-ouro para diagnóstico de Covid-19 e se baseia na detecção do RNA viral em amostras de swab da nasofaringe fazendo o diagnóstico da doença”, destaca João Bosco Oliveira Filho, médico imunologista e sócio-fundador da Genomika Einstein.
Já o exame Sorológico não deve ser utilizado por pessoas com sintomas compatíveis com a Covid-19. O Teste Sorológico IgG/IgM para COVID-19 serve apenas para verificar se uma pessoa já tem anticorpos para o novo coronavírus, mas não serve para diagnóstico da doença ativa. “O exame Sorológico é recomendado apenas para os assintomáticos, que já tiveram ou suspeitam que tiveram infecção por coronavírus há mais de 14 dias. O teste verifica se a pessoa está imunologicamente protegida do vírus, pela presença de anticorpos IgG anti-SARS-COV-2”, explica João Bosco.
Não é permitido a compra do teste PCR – Tempo Real e do Sorológico para a mesma pessoa. Os testes possuem indicações específicas. O médico solicitante deve indicar o mais adequado para cada caso.
Saiba mais em:
https://www.genomika.com.br/covid19/.