Publicado em 2 de Novembro de 2015 às 12:32 em: Institucional
Para conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de prostáta, entidades médicas emtodo o mundo iniciam neste mês campanha chamada Novembro Azul. O foco da campanha é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente aos 50 anos, e também para aqueles que possuem um fator de risco, que envolve história familiar forte para câncer de próstata e homens afrodescendentes.
A genética é um fator muito importante no câncer de próstata, como outros tipos de câncer. Homens com pai ou irmãos que já tiveram a doença têm mais chances de desenvolver o tumor. Segundo pesquisas publicadas, um homem com alguém na família que já teve a doença tem mais chances de desenvolver o câncer. Todavia, é importante frisar que nunca se encontrou um marcador gênico importante que revelasse com consistência risco aumentado para câncer de próstata.
Recentemente, vem crescendo a importância da mutação dos genes BRCA1 e BRCA2 como fatores de risco para câncer da próstata, os mesmos genes que possuem marcadores genéticos para o câncer de mama nas mulheres. Mulheres com mutação nos genes BRCA1/2 possuem até sete vezes mais chances de desenvolver tumores malignos nas mamas. Para os homens, a despeito do tumor de mama ser raro, a chance aumenta em até cinco vezes.
Nos últimos anos, os estudos que relevaram a associação do câncer de próstata e mutações nesses genes se multiplicaram a ponto do National Comprehensive Cancer Network/NCCN, instituição que reúne 25 centros Americanos de estudos em oncologia, recomendar o seguimento com exame prostático e PSA de homens com mutação nos genes BRCA1 e BRCA2 a partir dos 40 anos. A Associação America de Urologia recomenda início dos exames apenas aos 50 anos em homens sem fatores de risco.
Existem outras alterações genéticas que poderiam provocar ao surgimento do tumor, como reparos inadequados nos genes MMR, mutações em outras áreas do BRCA e mutações recorrentes em HOXB13. Todavia, até o momento, a alteração mais relevante e com maior consistência cientifica é a mutação nos genes BRCA1 e BRCA2.
A Genomika Diagnósticos oferece os exames de sequenciamento dos genes BRCA1 e BRCA2 com atendimento para o Brasil inteiro. Converse com seu médico e discuta as indicações e possibilidade de realizar o estudo genético e identificar sua risco molecular para o câncer de prostáta.
Não deixe para depois, Mês de Novembro agora com tom de azul. Vamos ajudar na luta contra o câncer de próstata.
Mais informações sobre a campanha Novembro Azul podem ser encontradas no site oficial da campanha.