Publicado em 7 de Junho de 2018 às 14:52 em: Exames Notícias
Trocando em miúdos, a Espondilite Anquilosante (EA) é uma inflamação sistêmica crônica que acomete as articulações da coluna vertebral. Os principais acometidos pela doença são homens entre 20 e 40 anos, mas mulheres também estão sujeitas.
Os principais sintomas que os pacientes sentem são dor na lombar, dor na coluna, dor e inchaço nas articulações, dor e rigidez no quadril, rigidez matinal, fadiga, entre outros. A causa, porém, ainda é desconhecida. Mas sabe-se que pode haver componente genético envolvido.
Existem indícios que a condição está relacionada a um padrão genético comum presente na maioria dos indivíduos afetados: o HLA-B27. Embora ainda haja questões a serem elucidadas, já se sabe que o antígeno HLA-B27 está associado a uma ampla gama de doenças. No Brasil cerca de 90% dos pacientes com o diagnóstico de EA apresentam o antígeno HLA-B27 positivo.
Se o seu reumatologista suspeita que você tenha desenvolvido a EA, é indicado a realização do exame de Tipificação HLA locus B. Na Genomika, realizamos este exame. Ele irá revelar a presença ou ausência do HLA-B27, que deve ser correlacionado com os aspectos clínicos para o diagnóstico.