Publicado em 30 de Julho de 2018 às 12:08 em: Exames
Teste que analisa a quantidade de material genético dentro de embriões gerados por fertilização in vitro, a Triagem Genética Pré-implantação (PGT-A) tem o intuito de aumentar as chances de uma gravidez bem-sucedida. Para isso, o exame analisa todos os cromossomos presente nas células humanas, a fim de encontrar embriões com o número correto - também chamados de embriões euplóides, ou seja, que contêm 46 cromossomos.
Isso é importante porque, quando um embrião apresenta um ou mais cromossomos extras ou ausentes, pode gerar complicações. A condição é conhecida como aneuploidia e, na maioria dos casos de embriões aneuplóides, está associada à falha de implantação no útero, abortos espontâneos e defeitos congênitos. Para evitar, o PGT-A identifica os embriões com o número correto de cromossomos para possibilitar a escolha embrionária com a melhor chance de levar ao sucesso da fertilização in vitro. Após o resultado, os embriões normais são transferidos para a receptora (futura mãe) pela clínica de reprodução humana escolhida pelo casal.
O método utilizado para realizar o teste na Genomika se dá pela técnica de NGS (diagnóstico pré-implantacional baseado na plataforma de sequenciamento de nova geração), que é um procedimento feito por biópsia embrionária para a retirada de células para análise. Ele utiliza as técnicas mais atualizadas de sequenciamento do genoma humano (leitura de informações genéticas) para avaliar os cromossomos dos embriões e abre novas possibilidades de diagnóstico.
Esse teste é usado como etapa complementar da fertilização in vitro e fornece informações abrangentes sobre a constituição cromossômica do(s) embrião(ões), permitindo que somente os embriões cromossomicamente normais sejam transferidos. Algumas pacientes são mais indicadas para realizar, como aquelas que têm acima de 35 anos e com histórico de um ou mais abortos de primeiro trimestre espontâneos, de ciclos de fertilização in vitro sem sucesso, de uma gravidez anterior com anomalia cromossômica e outras. O PGT-A é uma importante ferramenta de auxílio para casais que estão expostos a um risco aumentado de anomalias cromossômicas no feto.