Publicado em 13 de Setembro de 2017 às 09:31 em: Exames Planos de Saúde
Os testes genéticos podem ajudar bastante a avaliar o risco de desenvolvimento de diversas doenças hereditárias, bem como auxiliar no tratamento de patologias já identificadas. Porém, alguns pacientes ainda tendem a acreditar, por falta de conhecimento, que a realização destes exames possuem custo elevado e são distantes de sua realidade.
O que muitos não sabem é que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determina em suas normas que alguns testes genéticos devem ser cobertos pelos planos de saúde de maneira obrigatória. Em 2014, a lista de doenças genéticas que integram a cobertura de testes moleculares foi ampliada. Em seu site, a agência disponibiliza a lista dos distúrbios que estão dentro da cobertura, mas você pode conferir de maneira mais direta em nosso portal, através do link: https://www.genomika.com.br/rol-ans/
Um exemplo de exame que passou a ter cobertura obrigatória é o de detecção do câncer hereditário de mama e de ovário, a partir da análise dos genes BRCA1/BRCA2. Após a realização dos exames, caso seja notada alguma alteração nestes genes, é possível que o acompanhamento constante ou intervenções cirúrgicas sejam feitas de forma mais assertiva.
Também pode-se destacar, dentre a lista de doenças cobertas, as patologias hereditárias raras como a ataxia de Friedreich, que prejudica o equilíbrio e a coordenação motora, e Distrofia Muscular de Duchenne, doença muscular progressiva, cujos exames constam no ROL da ANS e podem auxiliar no diagnóstico e também no aconselhamento genético para as famílias.
Na Genomika, além de oferecemos a grande maioria dos testes exigidos pela ANS, auxiliamos o paciente a entender os critérios demandados por cada uma das doenças cobertas. Confira a lista de convênios credenciados com o nosso laboratório através do link: https://www.genomika.com.br/convenios-credenciados/