Publicado em 9 de Outubro de 2020 às 09:33 em: Exames
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, assim, possui um mês inteiro dedicado a ele com a campanha Outubro Rosa. Da mesma forma, o câncer de próstata ganha destaque no mês de novembro, pois também é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, conforme indica o Inca. O câncer de mama atinge, na maioria dos casos, pessoas com mais de 35 anos, especialmente após os 50. Já o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, pois 75% dos casos ocorrem após os 65 anos.
Não existe uma forma concreta de evitar o aparecimento da doença, tanto nos homens quanto nas mulheres, mas segundo o Ministério de Saúde, estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco. Entre as mulheres, a amamentação também é considerada um fator protetor.
A melhor forma de detectar a doença em fases iniciais é através da visita frequente ao médico. Um dos alertas feitos durante o Outubro Rosa é que a mamografia deve ser feita a cada dois anos por mulheres a partir dos 35 anos.A realização do exame permite o rastreamento do tumor ainda pequeno, possibilitando um tratamento menos agressivo. Outra orientação importante na prevenção desse tipo de câncer é a atenção para qualquer alteração suspeita na mama. Segundo o Ministério da Saúde, a mulher deve fazer a observação e a autopalpação das mamas sempre que se sentir confortável para tal, sem necessidade de uma técnica específica de autoexame, em um determinado período do mês.
Já o Novembro Azul atenta para a prevenção do câncer de próstata. Apesar de a doença ser muito recorrente, muitos homens ainda têm um preconceito para realizar o exame de toque, que, partir dos 50 anos, deve ser realizado anualmente. Outro foco da campanha atenta para a necessidade de incentivar o hábito de homens fazerem visitas regulares ao médico, já que o público masculino costuma buscar menos os serviços de saúde.
Mesmo realizando exames periodicamente, algumas pessoas possuem um risco maior de desenvolver câncer, devido a mutações genéticas. A Genomika Einstein oferece diversos tipos de exames que podem ajudar na detecção de maior chance de desenvolver a doença e assim, garantir um plano de prevenção mais personalizado e efetivo.
Saiba mais sobre nossos exames: https://www.genomika.com.br/testes-para-risco-hereditario-de-cancer/